Valéria D' Ogum Xoroquê 
Grafologia & Numerologia
Grafologia & Numerologia

A Grafologia e a psicologia

 


Muitas pessoas, quando ouvem falar da grafologia que estuda a personalidade,
tendem a pensar: de um ano para outro, mesmo de um dia para outro, a minha letra muda.
Meu modo de escrever é variado. Cada vez escrevo de uma maneira diferente. Como pode
a grafologia estudar a minha personalidade?
É um fato que o aspecto do grafismo individual é conseqüência do estado atual do
ânimo. Das variadas reações inconscientes surgem as mudanças no modo de desenhar as
letras e percorrer a trajetória da linha que forma as letras.
É aí que está a beleza do estudo: acompanhar as variações e a evolução da
personalidade, para identificá-la completamente! Da forma como ocorrem as oscilações e as
mudanças, muito se conclui a respeito da energia, da constância, dos estados de ânimo e
das convecções mais íntimas.
As variações na letra são dependentes fidedignos do que ocorre em função de
temperamentos, educação e estado de cultura. A pesquisa confirma todas as conclusões a
que pode chegar um grafólogo para auxiliar o trabalho dos psicólogos no conhecimento da
personalidade de quem escreve.
O curso de grafologia percorre todas as etapas que levam a esse conhecimento pela
escrita.
O que se pretende, neste livro, é apresentar as teorias que foram elaboradas pelos
que observaram e estudaram os argumentos que formam a base sólida em que se apóia o
estudo da grafologia.
A grafologia é um dos instrumentos precisos da investigação psicológica. Assim, é
necessária a presença da psicologia e de seus conceitos nas conclusões que a grafologia
procura alcançar.
Para satisfazer esta necessidade, os primeiros capítulos são apresentados extratos
das teorias da psicologia da forma, da estrutura psíquica e da base psicanalítica formuladas
por Freud, Jung, Perls e Klages, e Eric Berne.
Sobre a grafologia, após longa pesquisa que comprovou sua natureza estritamente
científica, Alfred Binet, declarou: "é o instrumento mais belo e precioso com que um
psicólogo pode dispor" .
1

Grafologia
Considerações sobre a forma das manifestações e seus conteúdos
Desde o seu surgimento, a grafologia contém a idéia de sistema: Michon, seu
fundador, escreveu o título de seu primeiro livro (1871): Sistema de Grafologia.
Ocorre que a idéia de sistema – dos tempos de Michon – foi ampliada e melhor
caracterizada pela teoria de Bertalanffy, aperfeiçoando-a para significar que Sistema é,
hoje, o conjunto de elementos independentes com influências mútuas: a alteração de um, ou
a introdução de novo elemento no conjunto altera todos os demais, já presentes. A alteração
de seus elementos ocorre pelas presenças de outros, de modo amplo e em quantidade
indefinida.
Ao escrever uma letra, nós a desenhamos para representar o símbolo que a
caracteriza. Por exemplo: uma letra "g": maiúscula ou minúscula, é, apenas, um "objeto",
sem significado definido. É necessário que esteja dentro de um contexto para uma
caracterização plena. Como parte de uma palavra, será influenciada tanto pela emoção
decorrente do significado desta palavra, para quem escreve, como pela influência da letra
que virá após o seu traçado, assim:
"g" solto, independente, é diferente, nos seus micro aspectos do "g"em "gr", ou em
"gra" e sucessivamente! Faça a experiência, com caneta ou lápis, e examine os traços com
uma lupa.
As letras se unem em sílabas e as sílabas em palavras: a letra será um "objeto", as
palavras serão "imagens" talvez ainda incompletas. "grafologia" é uma imagem que, muitas
vezes, carece de qualificação, de complementos de definição, mas é uma seqüência de
objetos. A seqüência de "imagens" formará uma "idéia". Cada uma das partes desta cadeia
provoca ou contém emoções diferentes, em intensidade e configuração: a grafologia é uma
ciência. Como em um sistema lógico, a introdução de novo elemento altera o
"comportamento" do conjunto.
Na página 01 do livro "ABC da grafologia" de Crèpieux-Jamin
2
, o mais importante
teórico da grafologia francesa, há uma afirmação segundo a qual, de que um simples traço
combinado, com qualquer outro entre os vinte e três que compõem o abecedário latino,
produzirá uma quantidade de "oito bilhões, quinhentos e quarenta e nove milhões de
variedades". A consideração desta verdade confirma a escrita como a representação
sistêmica de um organismo que se auto-regula.

Dentro do organismo estão representadas as relações de troca da pessoa que
escreve com o seu ambiente: amizade, amor, recusa, raiva, etc., resultado das mensagens
que cada uma de suas partes transmite a todas as outras.
Mesmo em movimentos tão pequenos, e talvez tão precisos e tão limitados no
espaço – um organismo – corpo e mente – apresenta soluções que se referem ao todo. É
necessário ter a atenção em duas verdades:
"1 – um organismo não é independente do ambiente, e portanto carece de contato
eficiente para permanecer vivo, e
2- O organismo sempre trabalha como um todo"
·
A manifestação visível no ambiente contém idéias e emoções - as idéias são frases:
- englobam e são englobadas pelas emoções que vão estar presentes na forma dos objetos
– as letras – que fazem variar as representações agrupadas nas palavras, que são as
"imagens" por sua vez, provocadoras de emoções diferenciadas.
Klages, criador do "Nível de Forma", estabeleceu que situar a grafologia, neste
contexto, significa admitir que "a escrita é produzida por um encadeamento de movimentos
de dedos, pulso, braço e antebraço a que podemos chamar de "movimento escritural",
sendo evidente que este movimento gráfico deve participar, também, das características
"personais" da escrita. A conseqüência é o estabelecimento do princípio: "a escrita é o
resultado concreto e permanente do movimento gráfico personal" (KLAGES)
3
.
Ou seja, tudo o que ocorre no ato de escrever é função do estado geral do
organismo – corpo, mente e emoção -. Por isto é necessário e indispensável admitir a
verdade total presente no ato de escrever, para que se possa atingir um método
cuidadosamente elaborado que permita distinguir os traços característicos de cada escrita e
identificá-los o mais exatamente possível. Este método por sua vez, requer a descrição da
escrita geral
4
.
Ocorre uma permanente troca de estímulos e reações que pode ajudar a explicar
como, por exemplo a noção de orientação espacial e sua direcionalidade são manifestadas
nos micro movimentos que compõem a escrita.
A conclusão a que se pode chegar é que a escrita é uma revelação global e
integrada do que ocorre na mente e no físico de quem escreve. O movimento expressivo
visível na escrita decorre do conjunto das experiências vivenciadas por quem escreve e se
identifica em uma interação entre impulso e resistência interna, que são de ordem
evidentemente psíquica, - de conteúdo anímico.

Perls ensina que o desejo de mudança tem base e justificativa no fenômeno da
insatisfação
5
. No meu entender, esta afirmação admite pensar na extensão dos micro
movimentos executados na escrita..É lógico concluir, parece-me, que ao longo de um
movimento o equilíbrio emocional de quem escreve vai substituindo gradativamente a
insatisfação que leva o escritor a preencher uma extensão qualquer no traço de uma letra.
Ao alcançar o ponto de satisfação, a ponta impressora inicia outro desafio motivado pela
necessidade (não satisfeita) de continuar o trabalho de traçar os símbolos das letras.
Quem escreve tem toda a extensão disponível na sua folha de papel para ocupar,
mas interrompe as subidas, as descidas, os movimentos em adução ou abdução: porque?
Penso que, ao alcançar a extensão que representa o desejo (insatisfeito), a pessoa
procura outra ação que o leve ao equilíbrio.
Um equilíbrio interrompe o movimento e sinaliza o fim de um estímulo ou interpõe
uma censura: dali para frente cria-se outro movimento, gerado na insatisfação ou desejo de
continuar, dirige-se para outro ponto de equilíbrio (ou censura) e assim por diante.
O desenvolvimento desta linha de pensamento leva a deduzir que os movimentos
devem apresentar uma regularidade e uma proporção compatíveis com a estrutura mental e
anímica de quem escreve, equilibrando as reações com seus estímulos. Klages estabeleceu
como princípio que "a escrita é o resultado concreto e permanente do movimento gráfico
personal".
Regularidade e Proporção
Klages baseou-se na consideração do modelo da escrita latina. Neste modelo a letra
é dividida em três partes, segundo o qual se distinguem: as letras curtas (o "ï"), as letras
médias (o "l") e as letras longas (o "f").
Se considerarmos a altura da letra curta – minúscula – como modelo de medida,
teremos as letras "longas" com a extensão total de entre 5 a 7 vezes e as letras "médias"
terão uma dimensão de 3 a 4 vezes.
Observo que, na divisão das letras, a altura da letra modelo adotada por Klages,
corresponde à altura do que identificamos como "corpo da letra", ou oval, na zona média,
situada entre a parte alta e a parte baixa.
Se considerarmos que as letras ocupam espaço acima e abaixo da linha base, a letra
média "d" tem uma medida superior e a letra "g" tem uma medida inferior.
É preciso não confundir letras "curtas" com "minúsculas" e nem letras "grandes" com
"maiúsculas".

Klages observou igualmente que os elementos dirigidos para baixo, no movimento de
flexão, a que chamamos "plenos", sejam os elementos fundamentais ou partes principais da
escrita e os traços feitos para cima a que chamamos de "perfis" são os elementos
secundários.
Um fenômeno que testemunha esta afirmação é a falta freqüente do traço "para
cima" que ocorre com menor freqüência ou raramente com o traço "para baixo".
Pode ser feita a experiência de escrever uma palavra usando somente os traços
"plenos" Ela continuará a ser legível. Se o fizer somente com os traços para cima "perfis" a
palavra se mostra quase ilegível.
A ligação dos elementos verticais, por cima, é feita ou por um arco superior, ou com
guirlandas na ligação inferior. Além disso, os traços podem estar traçados na vertical ou
serem inclinados.
No sentido da largura da letra, a parte inicial tem uma extensão equivalente à metade
da medida vertical da letra curta, ocorrendo uma extensão após a letra, que é sua zona final.

A escrita é um ato que representa o equilíbrio de quem escreve.
Para que ocorra o equilíbrio aos movimentos para cima deverão corresponder os
movimentos para baixo e, de igual forma para a direita e para a esquerda.
Assim a escrita é completa e representa um indivíduo completo.
Quando ocorre um movimento menor que o necessário para o equilíbrio, em
qualquer direção, a escrita sinaliza um aumento de apelo ou estímulo em direção antagônica
ou oposta.
Segundo Klages, no sentido da largura, considerados o traço inicial da letra e o seu
traço final, a medida deve ser igual à extensão dos traços plenos, ou seja, comparável a
duas vezes a altura de sua letra pequena.
- Caso a medida horizontal seja maior que duas vezes a altura da mesma letra,
considerá-la escrita "larga", e, se for ainda menor, escrita "estreita".
Estas poucas noções fundamentais são suficientes para descrever características
grafológicas quanto à altura:
altura normal (média); alta, baixa

largura normal (média); larga, apertada.
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São suficientes, ainda, para identificar se são inclinadas, reversas ou
verticais.
Klages lembra que "nenhum traço isolado de uma escrita se repete com exatidão
matemática".
- A característica de todo fenômeno vital é opor-se à regra.
A variação das medidas e da inclinação deve ser considerada natural e decorrente
dos estados de excitação e repouso, cansaço físico ou plenitude vital, etc.
Segundo Klages "toda atenção dirigida para a escrita diminui a naturalidade e
bloqueia a ação dos impulsos e pulsões espontâneos, somente nos quais a individualidade
do escrito se expressa em toda sua originalidade".
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Qualquer que seja uma atividade é sempre necessário um esforço de vontade mais
intenso do que o esforço requerido para manter o seu curso de ação, durante o qual as
variações ocorrem na medida em que a atenção de quem escreve se transfere do ato de
escrever para o conteúdo da sua idéia. Construir e desenvolver a idéia absorve, aos poucos,
mais atenção que o controle do gesto de escrever: "a facilidade da transformação das idéias
em movimentos gráficos", cresce mais ou menos em proporção com a extensão da escrita.
Este pensamento explica o que ocorre quando se deseja produzir uma letra
particularmente vistosa, firme e cuidada o exercício da vontade bloqueia os impulsos
naturais e, nisto, retira da escrita o que lhe é natural e espontâneo. Depois de alguma linhas
podem aparecer pequenas deformações que são resultado do consumo de energia: perda
da linha base horizontal, falta de letras ou de traços finais, desligamento e decréscimo da
pressão nos perfis ( traços para cima) e outros menos evidentes.
Quando a escrita é natural, não há esforço para manter a qualidade e a potência que
o autor exige de si em sua escrita, os sinais de perda tendem a não ocorrer, pois é menor o
esforço para manter a regularidade do grafismo. Aqui é importante lembrar o conceito de
regularidade: ela será tanto maior quanto menor for o jogo de deformações e variações.
Para qualificar uma escrita de regular devemos observar que as variações e
oscilações das medidas identificadas devem ser menores: extensão das letras, altura das
letras, regularidade na linha base, colocação de pontos e sinais gráficos, etc. A inclinação
dos perfis e traços fundamentais é um sinal importante.
É verdade evidente que, no grau da regularidade involuntária se representa o
correspondente domínio da vontade: maior regularidade, maior força de vontade. Há três
fatores distintos: a energia, o talento volitivo e o predomínio da vontade.
- A energia é o componente físico-fisiológico ativo;

- O talento volitivo é o regulador da qualidade na ação.
O predomínio da vontade é o fator necessário para a realização completa da ação,
com a mobilização da energia disponível compatível com a qualidade desejada pelo talento.
O termo sentimento, no uso mais corrente, contém tanto as emoções mais fracas
como as mais fortes, prescindindo da sua vivência e acentua o seu tom passivo.
A respeito diz Klages
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- "De tal modo sentir e querer se opõem, e a vontade se
realiza na medida em que domina os sentimentos. É nestes que se manifesta a "natureza",
na vontade se revela o ESPÍRITO que, sem dúvida revela, no homem, sua "segunda
natureza" (...) "
"A linguagem corrente possui numerosas palavras para designar as diversas classes,
como também, os diversos graus da debilidade volitiva, por exemplo: - falta de método, falta
de finalidade, desorientação, influenciabilidade, versatilidade, inconseqüência, irresolução,
vacilação, falta de energia, inconstância, veleidade, inconsistência. Cada uma destas
qualidades pode ser expressa, entre outros traços, por uma grande irregularidade da
escrita".
Onde predomina o sentimento por debilidade da vontade, entretanto, pode, também,
predominar pela força dos impulsos primitivos. Neste caso, expressam-se qualidades como:
paixão, impulsividade, violência dos sentimentos, paixão doentia, arrebatação não raras
vezes unidas pela fantasia e pela força da imaginação
Ocorre, também, a variação do domínio e do controle que a vontade exerce sobre as
manifestações do sentimento, que são as "emoções".
A expressão da vontade está na intensidade da energia disponível e utilizada por
uma pessoa para impedir a manifestação livre e natural das emoções. Klages compara a
energia da vontade com a intensidade da emoção.
Regular, por exemplo, é a escrita de um autor de mentalidade pequena e
insípida que, sem estar perturbado por seus desejos não vai além do mero cumprir
maquinalmente a sua tarefa cotidiana; e, por outro lado, um autor enérgico e de espírito forte
que refreia e domina seus sentimentos intensos e profundos com vontade mais poderosa. A
escrita irregular pode ser a de um aventureiro instável carente de firmeza de caráter ou, por
outro lado, ser apresentada por um espírito vivo, brilhante e apaixonado cujos sentimentos
impetuosos dominam uma vontade também grande.
Considerar uma escrita somente quanto ao grau de regularidade, é absolutamente
impossível saber a qual dos dois grupos ela pertence.

Klages indica como exageros a monotonia da forma aliada `a fraqueza identificável
na falta e cor, de pressão, na inclinação sempre igual, nas ligações invariáveis da letra lenta,
pouco vibrante, como expressão da frieza dos sentimentos.
No predomínio da força, da cor, da profundidade do traço, encontramos o
predomínio da vontade que impede a vibração dos sentimentos.
O excesso de movimentos com muitos sinais de irregularidade mostra o predomínio
dos sentimentos sobre a força de vontade.
O predomínio da vontade mostra a regularidade, mas não impede a presença do
sentimento sempre presente nas escritas com pressão, cor, profundidade, inclinação e
rapidez do traçado. Há sempre a presença de algum indício de movimento, mesmo na
regularidade observada nas dimensões constantes, de aspecto controlado pelo autor.

Para distinguir um grupo do outro, damos a estes dois grupos o sentido positivo (+) e
o sentido negativo (-).
O que se pesquisa como orientação é a prevalência de um dos elementos
identificados, que rompe a harmonia do conjunto ou denuncia a falta (escrita monótona, em
movimento, etc.).
Quadro I
Regularidade Irregularidade

Predomínio da vontade Predomínio do sentimento
+ - + -
Força da Frieza do Força do Debilidade da
vontade sentimento sentimento vontade

Para distinguir os significados opostos, devemos considerar outro sinal da escrita.
I – 3 Proporção e significado

A regularidade pode ser definida exatamente - como uma grandeza da amplitude
das variações; a grande proporção, entretanto deve ser "sentida".
Uma proporção elevada supõe duas qualidades: - uma distribuição rítmica das
pulsões motrizes da escrita e o equilíbrio das formas produzidas; um baixo grau de
proporção supõe um ritmo de distribuição defeituoso e desequilíbrio das formas.
Proporção elevada Baixa proporção
* distribuição rítmica * distribuição rítmica defeituosa
* equilíbrio das formas * desequilíbrio das formas

Nem sempre é possível distinguir os dois fatores, mas com freqüência um dos dois é mais
evidente que o outro. Damos o valor principal nos graus de perturbabilidade da proporção,
ou seja, colocamos em oposição:
* Escrita de proporção muito pouco perturbada
* Escrita de proporção muito perturbada.
O sentimento e a vontade se opõem: por isto pode ocorrer uma opinião errônea de
que o sentimento seja algo puramente "subjetivo", e, em conseqüência, (relativamente
impreciso ou anódino, ou seja, insignificante e sem importância). Esta idéia pode ser
refutada ao considerar os sentimentos que se inflamam ante o conteúdo intuitivo de
impressões exteriores.
Os sentimentos são: o desejo, a esperança, a tensão, a tristeza, o temor; mas,
também, há sentimentos que nos permitem falar da beleza de uma estátua de feiúra da
deformação física, da sublimidade de um pôr do sol (poente). Se não temos nenhum
sentimento em presença da estátua, da deformidade, da sublimidade do poente, não
estamos em condição de nos referirmos ao caráter da beleza, da feiúra ou da sublimidade.
Assim, só trataremos destes sentimentos que chamamos de "sentimentos objetivos".
É certo que ante a beleza experimentamos um "estado anímico" diferente daquele
que sentimos ao apreciar a sublimidade e também a feiúra. E este estado anímico está sob
a influência da apreciação ou consideração dos sentimentos internos do momento: o
desânimo, por exemplo, poderá motivar menor capacidade para apreciar a beleza, etc. Em
conseqüência, existem tantos juízos de valor "objetivos" como juízos de fato "objetivos".
De Klages, temos a seguinte orientação:
9

Se, para avaliar a regularidade recorremos à amplitude das variações dos elementos
gráficos e, em particular, do ângulo de inclinação, para apreciar a proporção contamos, em
primeiro lugar, com a distribuição das massas gráficas que, por si mesmo, já é uma
indicação para a decisão.
Este conceito de distribuição da escrita poderá ser convenientemente empregado
quando esclarecemos o que se segue: - A escrita consiste em um conjunto de traços que se
quebram, às vezes formando ângulos ou se ligam com curvas, ou ainda, formam laços. A
curva da letra "c" minúscula dá a impressão imediata de que está em relação mais íntima
com a superfície ao redor, que os três traços da iniciais da letra "i" minúscula com as
porções de superfície que se encontram entre eles; os laços completamente fechados de
um "g" ou um "h" estão em relação mais íntima, entretanto, com sua superfície interior que
uma curva aberta de um "g" com sua respectiva superfície. Veremos que certas diferenças

na execução das curvas e laços constituem a base da diferenciação entre os tipos de
escrita linear ou pobre e a estendida na superfície ou rica.
Por enquanto, esta indicação nos mostra que as letras isoladas, ainda que sejam
compostas somente com linhas, representam superfícies mais ou menos fechadas e que
seu aspecto ótico não ocupa espaço somente por meio de sua extensão e da direção de
suas diversas partes, mas também pela superfície envolvida. Além disso, enquanto cada
palavra isolada fica separada entre as que estão ao seu lado, acima ou abaixo, mais que as
letras no interior das palavras, a unidade da palavra aparece como uma superfície fechada
sobre os espaços claros que a rodeiam; segue-se que a superfície gráfica oferece uma
certa proporção entre o corpo das palavras e o espaço que recortam como fundo, dando a
impressão ótica de equilíbrio ou de conflito. O primeiro se refere, entre outras coisas, à
proporção (inconsciente) e, com ela, também ao ritmo de distribuição (inconsciente), o
segundo alude a uma falta de proporção (inconsciente) do movimento produzido.
Considerando estes espaços claros, chega-se mais rapidamente a perceber a distribuição
das massas escritas."
A identificação destas características, em uma escrita, é facilitada quando
examinamos a página colocada em posição transversal e depois na posição de cabeça para
baixo, sucessivamente, procurando os espaços deixados em branco e os comparando em
cada linha.
Um dos elementos mais rapidamente identificáveis é o alinhamento: observar os
intervalos entre as linhas e o seu formato.
Ao fazer isto, identificamos o segundo elemento de importância na avaliação: a
completa falta de equilíbrio das formas. As interferências são observáveis nos
prolongamentos e inflamentos anormais das pernas ou na extensão das hastes. Uma
simples reflexão nos permitirá compreender como uma perturbação como esta pode afetar a
proporção.
Será um bom exercício imaginar se um prolongamento das linhas além das margens
resultaria em entrecruzamento.
É fácil imaginar que quando as letras têm elevações crescentes e variadas, a
dificuldade para manter a distribuição rítmica aumenta – podemos, então, deduzir como
princípio, que "quando as características secundárias (alturas e extensões) são
semelhantes, o ritmo de distribuição da escrita diminui na proporção do acréscimo da
diferença nos comprimentos".
Para reconhecer o ritmo de distribuição da escrita, em geral, é suficiente investigar
se a irregularidade própria da distribuição rítmica é, por si mesma, indicativa do ritmo ou se
este está faltando.

Para efeito de nomenclatura, usa-se a expressão "variação periódica" para indicar a
irregularidade rítmica, e a expressão "variação não periódica" para a irregularidade sem o
ritmo.
A observação é feita comparando as alturas dos traços plenos, nas mesmas
palavras, na zona média, dentro das letras: verifique se são constantemente iguais, ou se
sugerem uma "regra" de alteração constante (periódica) ou não constante (não periódica)
Com exercícios de percepção intuitiva, podemos admitir que a natureza é
essencialmente rítmica e que os movimentos humanos devem, também, ser tanto mais
ritmados quanto mais evidente for o seu estado natural. A lembrança de todos os hábitos,
desde o mais primitivo – nas danças tribais, por exemplo, e na movimentação individual ou
coletiva, a falta de ritmo traz consigo a identificação da desordem. A excitação provoca
alterações e estas identificam o seu estado e sua intensidade.
Podemos ter como base os pontos de referência:
* a proporção na escrita corresponde ao grau de redução da emotividade;
* a falta de proporção corresponde ao grau de emotividade individual.
Podemos reconhecer, agora, mais claramente a razão de ser da diferença relativa das
intensidades dos sentimentos, de um lado e a excitabilidade por outro,
A noção de intensidade do sentimento está em comparação com a ação do
sentimento em contraposição com a ação da vontade e, em troca, a noção de excitabilidade
surge da comparação do sentimento com seu estímulo
10
.
Há relações mútuas entre sentir e querer, assim como as há entre o sentimento e
seu estímulo – espera-se que haja, para um certo sentimento, um grau de vivacidade na
resposta, para que o sentimento seja reconhecido quando o seu estímulo não o seja. Se o
predomínio de sentimento repousa ora sobre a intensidade do impulso, ora sobre a
debilidade da vontade, a grande excitabilidade dos sentimentos, ao contrário, às vezes
surge da capacidade de se perturbar ou, às vezes da receptividade; se o predomínio da
vontade nasce, ora da força da vontade ora da debilidade dos impulsos, a excitabilidade dos
sentimentos deriva, em troca, ora da equanimidade, ora da apatia. Perturbabilidade e
receptividade são, evidentemente aptas para levantar o estado de alerta do Espírito, que é a
condição prévia da alteração do humor em geral; equanimidade e apatia, pelo contrário, são
favoráveis à "falta de vivacidade"
Enfim, a fácil excitabilidade dos sentimentos para abafar o predomínio da vontade, a
lentidão da excitação o favorece. Temos, pois, deste fato, que a escrita desproporcionada
é, com freqüência, irregular e que a escrita proporcionada é, ao mesmo tempo, regular.

A proporção e a regularidade têm valores interpretativos diferentes, embora possam
coincidir; assim, também a diferença entre a excitabilidade do sentimento e sua intensidade
em relação à vontade.
Da mesma forma, que para a proporção, é válido que a aparente unidade de
significado resulte, realmente, em dualidade. Um desenvolvimento do movimento gráfico
sem perturbações, é, tanto um sinal de calma como pode o ser de emotividade reduzida ou
ausente, e uma escrita perturbada poderá significar tanto sentimentos apurados – finos –
como perturbabilidade psíquica.
Quadro II
Proporção Falta de
proporção
Pouca emotividade Mu i t a e m o t iv i d a d e
+ - +
-
Equanimidade Obtusidade
Abertura de ânimo Perturbabilidade

Até este ponto, vimos que Klages nos ensina:
* a vontade e o sentimento se contrapõem, e como identificar cada uma destes fatores;
* a vontade exerce seu poder de domínio mantendo estável a escrita, e diminuindo a
variação das formas na ocupação de espaços escritos;
* o sentimento se manifesta fazendo surgir as irregularidades e o movimento livre na
escrita.
Entretanto, a consideração dos estados anímicos e as atitudes resultantes nos
orienta para a necessidade de conhecer as forças psíquicas e respectivas características.
A inovação de Klages possibilita a interpretação múltipla das características
psicológicas a que Vels denomina "Paralelismos Psicológicos" da identificação dos sinais
levantados pela grafologia.
Esta abertura, sob um novo horizonte para a consideração dos resultados,
possibilitou reconhecer a intensidade e as identificar variações individuais em níveis
primários, em que a vontade e o desejo não atuam.
Antes, a base do sistema estabelecido por Michon foi a relação biunívoca : a cada
característica corresponderia um sinal. Esta relação foi afetada pelos estudos de Klages e de
Crépieux Jamin, em suas "Resultantes".

Klages considerou a combinação variada de conteúdos de energia psíquica gerados
pelo confronto da vontade com os sentimentos. Crépieux considerou a combinação de sinais
em âmbitos diversos.


Referências: 

2
CRÉPIEUX JAMIN, J. ABC de la graphologie, Paris,Presses Univeritaires,1950, 2
ième
ed

3
KLAGES L. "Escritura Y Carater"- Manual de técnica Grafológica. Tradução. Blas A.Sosa, Buenos Aires,
Paidós, 23ª Ed. Cap. I – Pag.13
3
PERLS, Frederick S. Gestalt-terapia aplicada Trad. Schlesinger, G. SP: Summus editorial, 1976
4
KLAGES L. " Escritura Y Carater"- Manual de técnica Grafológica. Trad. Blas A.Sosa, Buenos Aires, Paidós,
23ª Ed. Cap. I – Pag.14

5
PERLS, Frederick S. Gestalt-terapia aplicada Trad. Schlesinger, G. SP: Summus editorial, 1976

6
Klages, L. "Escritura y Carater" pág. 22
7
idem, pagina 21

10
Klages, op cit. pagina 41

 

 


Numerologia

CONSULTE SEU MAPA NUMEROLÓGICO E SIGNIFICADO DOS NÚMEROS NO FINAL DA PÁGINA

 

Os números, tão usados pelos céticos racionalistas adeptos das ciências exatas, para quem 1+1 é sempre igual a 2, também possuem um lado subjetivo e um significado simbólico que os transformam em ferramentas para o autoconhecimento. A ciência que estuda esse aspecto dos números é denominada numerologia. A numerologia esotérica é a arte e a ciência de compreender o significado espiritual e a progressão ordenada de toda manifestação. Cada palavra ou nome vibra conforme um número, e cada número tem seu significado interno. Quando compreendemos e aplicamos corretamente o código das letras e dos números, nos introduzimos numa relação direta e estreita com a inteligência subjacente do universo.

No mundo ocidental, a numerologia mais praticada é a que se baseia nos ensinamentos de Pitágoras (600 AC). Segundo os historiadores a Numerologia Pitagórica no decorrer desses 2600 anos sofreu 3 releituras: A da Maçonaria; A da Cabala; A da Rosa Cruz. Essas ordens filosóficas/religiosas incorporaram os conceitos desenvolvidos por Pitágoras e adaptaram-no a suas realidades e necessidades. Nós aqui adotamos a Numerologia Pitagórica.

Numerologia Pitagórica: reconhece somente os números de 1 a 9 , 11 e o 22.
Releitura Maçônica: reconhece os números de 1 a 9 , 11 , 22 e o 33.
Releitura Cabalística: reconhece os números de 1 a 9 ,13 ,16 e o 19.
Releitura da Rosa Cruz: reconhece os números de 1 a 9, 11, 22 , 33, 44, 55, 66, 77, 88, 99.

- O Mapa Numerológico Natal representa um acordo evolutivo fechado com a Divindade, respeitando-se incondicionalmente o livre arbítrio.

- Ao conhecer e utilizar em sua vida as influências dos números o ser humano adquire equilíbrio, conquistas e evolução.

- Os acontecimentos na vida humana estão ligados ao Mapa Numerológico Natal da pessoa.

- Não existe coincidência. Os fatos da vida acontecem pelas ondas vibracionais numéricas programadas, com objetivos precisos. Suas teorias posteriormente inspiraram Platão (a quem devemos a maioria dos dados sobre os ensinamentos pitagóricos, já que o mestre nada deixou por escrito), São Tomás de Aquino, Santo Agostinho, Aristóteles e Francis Bacon. Pitágoras buscava a elevação do homem a partir do 1 (que representava o egocentrismo) ao 9 (despojamento).

Significado dos números

Também ensinava que “a Evolução é a lei da vida; o Número é a lei do universo; a Unidade é a lei de Deus” e que os números diferem de seus signos. “Os números representam qualidades; os signos representam quantidades.

 

O sistema pitagórico, hoje conhecido como numerologia moderna, é largamente usado no Ocidente. O sistema pitagórico baseia-se principalmente no nome completo de nascimento, e vai efetuando somas de maneira a representá-lo por um único algarismo, de 1 a 9.

Numerologia: veja aqui o significado dos números (detalhado): 1 - 2 - 3 - 4 -5 - 6 -7 - 8 - 9

 

 

No estudo da Numerologia, ao procurarmos nossos números, sejam de alma, personalidade ou os que expressam nosso propósito de vida, encontramos, geralmente, algum número formado por dois ou mais algarismos. Através do método pitagórico, aprendemos a reduzir esse número a um único dígito, de 1 a 9, para fazer uma análise de nossas características. No entanto, essa análise ficará falha se resumir-se apenas ao dígito final. É de grande importância analisarmos o primeiro número encontrado, antes de reduzi-lo a um único algarismo, pois um 6 que resulte de um 24 por exemplo, é diferente de um que seja resultado de um 42. E se esse 6 é resultado de um 33, a diferença é ainda maior, pois agora trata-se de um número mestre. Número mestre ou duplo é todo aquele formado por um mesmo dígito que se repete, ou seja, 11, 22, 33, 44, 55, 66, 77, 88 e 99.

Dentre os números mestres, os mais estudados entre os diversos autores são o 11, 22, 33 e 44, considerados inspiradores, criativos, deixando marcas na humanidade. Além disso, somas de letras de nomes ou números da data de nascimento acima de 44 são raras. Por isso, observe bem se esses números aparecem no seu mapa numerológico antes de reduzi-los. Eles podem estar no dia de seu nascimento (11 ou 22), no ano (1975 = 1+9+7+5 = 22) ou nas letras de seu nome. E como todo símbolo, os números têm qualidades positivas e negativas: tudo no mundo é dual. É sempre importante observá-las e trabalhá-las para tirar um maior proveito de suas potencialidades.

A principal característica dos números mestres é acentuar as qualidades do número ao qual possa ser reduzido. O 11 acentua os aspectos do 2, o 22 as características do 4, o 33 as qualidades do 6 e assim por diante. No seu livro "Numerologia", Ellin Dodge nos oferece um bom exemplo: o 22/4 possui uma característica ligada ao trabalho e à realização, inerentes ao 4. Ellin cita que "o grande milionário americano Rockefeller tinha a auto-expressão 22 e quando a economia dos Estados Unidos afundou, na década de 1930, ele passou seus bens para o fundo Rockefeller Center. O Rockefeller Center foi construído para ajudar a cidade de Nova York durante a Grande Depressão, oferecendo assim trabalho para os desempregados". Ele usou a força do 4 (trabalho)ampliada pela expressão do 22. O 2 é associação, dualidade, valorização das capacidades do outro.

Um 33 usado de forma positiva, assim como o 6, age sempre em clima de harmonia, mantendo as emoções sob controle; por isso, as pessoas de 33/6 são ótimas comandantes, apresentando idéias construtivas e contando com o respeito de seus liderados. Tranqüilos, são dados a planejar, tecendo o futuro. No entanto, se ressalta suas qualidades negativas, pode se tornar fútil e insensível às emoções alheias. Não estando amadurecido para ocupar um lugar de liderança, poderá surpreender por suas excentricidades ou tornar-se violento.

Já o 44/8 representa o que podemos chamar de "solução para qualquer problema". Não há dificuldade que um 44 não resolva; é eficiente e leva em conta o ser humano. Está sempre buscando soluções que promovam o crescimento e o bem-estar das pessoas. Seu trabalho em termos terapêuticos promove mudanças visíveis no plano material; o fisioterapeuta é um bom exemplo de uma pessoa com o perfil 44/8. O 4 representa tudo que é matéria, qualquer coisa no plano físico, além de método e organização. O 8 detém o poder, a determinação e o conhecimento. No 44/8, a administração e a competência são resultantes de um 4 reforçado. Mas, usado de forma negativa, tentará manipular as pessoas, tirando proveito próprio das situações, ou apossando-se de ideias e projetos alheios, usando-os como se fossem seus. Poderá desenvolver até um certo grau de psicose.

O 55 representa aquele que dá a partida rumo ao futuro. O 1 é liderança, independência, originalidade; o 5 é liberdade, fluência, sagacidade, poder de cura. O 1 que é resultado de um 55/10/1, tem facilidade em alcançar os planos superiores e iluminar seu próprio caminho e o dos que estão à sua volta. Sendo assim, poderá desenvolver um enorme potencial com terapias alternativas e usá-las em benefício dos outros. É pessoa com muita energia e grande facilidade paranormal. Contudo, precisará canalizar positivamente esse excesso de energia, pois se usado de forma abusiva ou negativa, acabará por desenvolver um processo de autopiedade, sentindo-se sem um caminho visível. Então, os altos e baixos e os eternos recomeços passarão a fazer parte de sua vida.

E o amor incondicional de quem sabe amar com a alma é expressado pelo 66/12/3. O 6 representa o equilíbrio e o amor à família; o 12 é a expressão daquele que sabe abrir mão e doar-se em prol de algo maior e o 3, a expressão, a criatividade, a mãe, a Imperatriz. O 3 é o nascimento, o resultado do casamento do 1 com o 2. Seu caminho é o da perfeição e da transcendência. Mas, com tanta capacidade para amar, é preciso ter cuidado com o ciúme, com o egoísmo e com o sentimento extremo de posse. Estar pronto para ajudar é uma qualidade positiva; intrometer-se, julgando que possui as melhores soluções, é o lado negativo.

As palavras-chaves para o 77 é discernimento e sabedoria. O 77/14/5 promove mudanças (5) para melhor, através do crescimento pela conscientização (7). Sua dedicação mental e física é recompensada, levando a estilos de vida ou carreiras muito peculiares. Mas é também testado constantemente, como se tivesse que provar seu valor a todo momento. Isso pode trazer pensamentos conflitantes e melancólicos.

Enquanto isso, o 88 busca a perfeição e a eficiência em todos os níveis; e o 99 é a imagem daquele que "já chegou lá". Por isso, ele pode dispor de tudo o que é seu, pois já experimentou o paraíso e sabe atribuir a cada coisa o seu real valor. Está sempre disposto a praticar atos caridosos, despojados e grandiosos. A manifestação negativa dessa personalidade apresenta alguém que chega a se habituar com os sacrifícios, deixando de analisar se quem se beneficia com isso é ou não merecedor.


Apenas o dia de nascimento já pode indicar aspectos importantes da 
personalidade de uma pessoa. 

Paulo César criou uma "tabela natalícia". 

Dia 01 - Quem nasce neste dia "primeiro bate com a cabeça na parede 
para só depois perguntar porque bateu". São pessoas individualistas e 
que gostam de ser o centro das atenções. Dão ótimos chefes pois são 
líderes natos. Embora sensíveis e de sentimentos profundos, não os 
demonstram. 

Dia 02 - Quanto carinho ! Nascidos no dia 2 acreditam que seus irmãos, 
primos e amigos sempre receberam mais afeto do que eles. É muito 
sensível.Não adianta insistir.Teimosia é uma constante. É um 
trabalhador incansável.Gosta de tudo em seu lugar. O "2" trabalha 
melhor em grupo do que sozinho. Aprecia muito a música e tem grande 
talento para a dança ou para tocar um instrumento. 

Dia 03 - Fofoca é do que os nascidos nesse dia mais gostam. Falam 
demais e sem pensar. Pegam várias coisas para fazer ao mesmo tempo e 
depois não dão conta. Têm temperamento intelectual, artístico e 
criativo e capacidade para se recuperar rapidamente de qualquer 
doença. Gostam de ter muitos amigos e têm excelente senso de humor. 

Dia 04 - Tenha a idade que tiver, o nativo do dia 4 parece ter no 
mínimo 60 anos. É um "velho" por natureza. Tradicional e conservador, 
não se adequa facilme nte às inovações. Essa personalidade é ideal 
para o mundo dos negócios. É um trabalhador incansável. Poderia ter 
como ocupação secundária a música, a pintura ou a escultura. 

Dia 05 - Se puder, o "5" estará sempre com uma mochila nas costas, 
pronto para viajar. Adora esportes radicais, não gosta de ter casa 
própria, nem emprego fixo. Tem boa voz e pode alegrar os outros 
cantando. Irradia entusiasmo e tem personalidade magnética, 
característica ótima para um vendedor. 

Dia 06 - É um eterno apaixonado. Sua máxima é: antes mal acompanhado do que só. Casa aos 18 e tem o primeiro filho aos 19 - cedo, enfim. Planta raízes profundas no lar e na comunidade por conta de sua natureza amorosa. Elogios são essenciais para a sua felicidade. Não 
suporta críticas. 

Dia 07 - Este número rege a perfeição. Quem nasce sob ele são 
"pessoas chatinhas que nunca estão contentes com nada e cobram 
perfeição de si mesmas e dos outros". É o cri cri, o chato, para 
quem tudo tem de estar sempre no lugar. Pode se especializar na área 
científica. Já que não lhe agrada receber ordens, é melhor trabalhar sozinho. 

Dia 08 - "O que vou ganhar com isso?" Essa é a pergunta mais comum 
feita por alguém que nasceu neste dia. Essa pessoa tem talento para os 
negócios, tem capacidade executiva e facilidade para ganhar dinheiro. 
Gosta de causar boa impressão e aprecia gestos generosos, como fazer 
doações. 

Dia 09 - Sabe aquele velhinho metido a garotão? Ele nasceu no dia 9. 
São pessoas que "nascem" com 80 anos e vão rejuvenescendo à medida 
que o tempo passa. São essencialmente humanas e consideradas os 
irmãos mais velhos da turma. Podem ter êxito na área literária, 
artística, publicitária ou religiosa. 

Dia 10 - Número poderoso. No Antigo Testamento, Deus se apresenta como o número 10. Quem nasce nesse dia terá todas as chances do mundo de prosperar na vida. Porém, tem tendência a altos e baixas de 
prosperidade por causa do ego inflado. Precisam entrar em sintonia com 
sua espiritualidade para evitaruma queda. Criativos, podem seguir 
qualquer linha artística. 

Dia 11 - Bom dia para nascer. No dia 11 nascem pessoas de ideais e 
aspirações e que estão sempre em evidência. Embora pareçam calmas, 
são tensas e emocionalmente exageradas em seus amores. Mas tendem a reprimir seus desejos e impulsos sexuais. 

Dia 12 - Tudo tende a ser um drama, um sacrifício, para quem nasce no 
dia 12. Nada é realizado de forma prazerosa. Parece que ser feliz 
nunca é possível. Essas pessoas precisam aprender a não desperdiçar 
as energias, mas precisam manter-se intelectualmente ocupadas, para 
evitar a depressão. São bons pais e professores, porém demasiadamente severos. 

Dia 13 - Ao contrário do que se pensa este não é um número negativo. 
Significa a morte, mas não no sentido físico, e sim no de acabar com 
tudo o que não é mais importante. Essas pessoas são um pouco 
descontentes e resmungonas - isso acontece porque estão em constante 
transformação. Podem ser bons gerentes pois são sistemáticos, práticos e trabalham duramente. 

Dia 14 - É o número da alquimia e indica talento para lidar com ervas 
e na área de medicamentos. Ativo, perspicaz e emotivo, quem nasce 
nesse dia gosta de correr riscos, mas deve se cuidar para não se 
deixar levar por vícios. O casamento poderá trazer-lhe estabilidade. 
O sucesso virá se seguir seu talento na área de vendas, viagens, 
mineração ou corretagem. 

Dia 15 - Este é o número da luxúria. Quem nasce no dia 15 tende a ser 
dissimulado e costuma conseguir tudo o que quer na vida, quando esta 
disposto. Dá muito valor aos prazeres em geral . É ligado à família, tem talento para a culinária e sempre atrai boas oportunidades. 

Dia 16 - Estes são aqueles que quebram seus brinquedos quando crianças 
e tornam-se adultos para lá de desastrados. Têm tendência a atrair o 
azar. Por outro lado, se receberem a tarefa de reerguer uma empresa 
falida, por exemplo, terão mais êxito do que qualquer outro, por 
estarem acostumados a reconstruir. Um conselho da Numerologia para 
anular o aspecto azarado desse número é comemorar o aniversário sempre no dia 17. 

Dia 17 - Este nasceu para brilhar sem fazer força. Possui facilidade para os negócios e talento para qualquer atividade técnica ou científica. Cético, exige provas de tudo, inclusive no âmbito espiritual. Deve ter o seu próprio negócio. 

Dia 18 - O número indica grande mediunidade. Quem nasce nesse dia tem forteintuição e costuma ter sonhos premonitórios. Tem habilidade 
para dar conselhos sensatos, ama a música e a arte. Deve estar 
preparado para mudanças e viagens. É intelectual, emotivo e requintado. 

Dia 19 - Cuidado! Você pode dormir rei e acordar plebeu. Este é um 
número cármico e desde a antiguidade está ligado ao sol - e esse astro tanto pode promover a vida quanto fazer secar até a morte. Independente, perseverante,você tem tendência a se deixar levar pela 
cólera. 

Dia 20 - Se pegarmos a agenda desta pessoa, encontraremos o telefone do amiguinho da primeira série. Cultivar as amizades e ter o passado como base de vida são as características principais da personalidade delas. Sempre terão um segunda chance na vida. São pacificadores natos e muito ligados à família. Talento para a diplomacia. 

Dia 21 - São os crianções. Eternamente joviais, têm uma loucura sadia que os faz interessar-se em várias coisas ao mesmo tempo. Podem 
sobressair-se nas artes dramáticas ou em qualquer área de expressão 
que use as palavras. Magnéticos e musicais, amam a beleza, a arte e a 
dança. 

Dia 22 - Sente-se o dono do mundo, um verdadeiro rei. Tende a ser 
arrogante. Como tudo acontece em dobro para estas pessoas, elas 
devemesforçar-se para viver construtiva e harmonicamente. Para isso, 
devem tercuidado em manter o equilíbrio entre suas emoções e o lado 
prático de suanatureza. 

Dia 23 - Sensitivo e compreensivo, este é o "rei" do mundo espiritual. 
Podetornar-se um líder religioso. Tem personalidade encantadora e 
inclinação social. Sua meta deve ser elevada, porque é necessário que se orgulhe de suas realizações. 

Dia 24 - Casar e enterrar cônjuges. Esta é a sina de quem nasce no dia 
24. Estas pessoas não conseguem ficar sozinhas e não se importam, se 
for preciso, em colecionar divórcios. São práticos, mas tendem a sonhar. Tem um ego muito desenvolvido e são cozinheiros natos. A voz agradável favorece o canto. 

Dia 25 - Que preguiça! Tudo é pela lei do menor esforço. Sua primeira 
reação a qualquer proposta é habitualmente um "não". O maior defeito é subestimar suas próprias qualidades. Deve ter cuidado para não tornar-se pessimista, crítico ou extravagante. 

Dia 26 - Sabe o destaque do abre-alas da escola de samba na avenida? É 
este aqui. Exibicionista, adora impressionar. Troca facilmente um bom 
jantar em um restaurante simples, por apenas um café e uma água em 
outro sofisticado,pelo simples prazer de ver e ser visto. Dá um ótimo 
relações-públicas. 

Dia 27 - Este é daqueles que cheira à naftalina. Chama os empregados 
de serviçais e exige que eles usem uniformes para circularem em sua 
casa decorada de forma tradicional. Trata-se de um intelectual com 
grande talento literário. Trabalha melhor sozinho, já que não gosta 
de dar satisfação de sua conduta. 

Dia 28 - É um sonhador. Tem todas as chances do mundo de chegar ao 
topo, mas contenta-se apenas em sonhar com isso por pura preguiça. Ama a liberdade e sofre com freqüência por causa das limitações que a 
vida impõe. Avesso aconvenções, gosta de fazer as coisas a sua maneira. 

Dia 29 - Exagero é a característica principal de quem nasce no dia 29. 
Faz tempestade em copo d' água por qualquer coisa. Uma gripe na sua 
versão vira pneumonia. Porém, é capaz de grandes realizações em 
diversas áreas. Radical em tudo o que faz, experimenta emoções 
intensas e pode voltar-se para a área religiosa. 

Dia 30 - O número da intelectualidade. Neste dias nascem pessoas de 
grande imaginação e intuição, que apreciam a arte, a música e o teatro e são eloqüentes. 

Dia 31 - O burocrata. De senso prático, tem grande capacidade para 
tornar-se um excelente administrador de empresas Trabalha duramente, é honesto, leal, determinado e econômico. É daquelas pessoas que desejam a responsabilidade desde cedo. Por essas e outras, casa jovem.


O significado dos números


1: O que lidera.
Palavras-chave: Início, Força, Liderança, Individualidade, Independência, Coragem, Ousadia, Iniciativa e Conquista.
Positivo: Individualidade, Espírito de Liderança, Criatividade, Atividade, Ambição, Audácia, Auto confiança, Positividade, Pioneirismo e Persistência.
Negativo: Egocentrismo, Autoritarismo, Arrogância, Repressão, Egoísmo e Cinismo
Missão:

Evitar o Egoísmo, Partilhar

 

2: O que colabora
Palavras-chave: Associação, Dualidade, Cooperação e Diplomacia.
Positivo: Espírito de Colaboração, Modéstia, Paciência, Solidariedade, Receptividade, Emoção e Amabilidade.
Negativo: Timidez, Medo, Indecisão, Necessidade de União, Dependência, Submissão e Depressão.
Missão: Evitar a Dependência excessiva, Desenvolver o espírito de Cooperação.

 

3: O que Comunica
Palavras-chave: Expressão, Comunicação, Criatividade, Sociabilidade e Múltiplos talentos.
Positivo: Otimismo, Talento, Bom gosto, Comunicação, Cordialidade e Sociabilidade.
Negativo: Exibicionismo, Superficialidade, Fofoqueiro, Extravagante, vaidoso e Tagarela.
Missão: Ser criativo, expressar-se e abrir-se para o mundo.

 

4: O que realiza
Palavras-chave: Ação, Estabilidade, Firmeza, Segurança, Conservador, Organizado e Honestidade.
Positivo: Praticidade, Disciplina, Lealdade, Organização, Franqueza, Construtor, Cautela, Trabalhador, Resistência e Amor a Tradição.
Negativo: Rigidez, Conformismo, Avareza, Apego ao Passado, Medo do Novo, Sistemático e Visão limitada.
Missão: Não se Deixar oprimir pelo trabalho e Responsabilidades.

 

5: O que é Livre
Palavras-chave: Liberdade, Evolução, Curiosidade e Aventura.
Positivo: Entusiasmo, Espírito ousado, Empreendedor, Aventureiro, Versátil, Livre, Sensual, Viagens e Mudanças.
Negativo: Irresponsável, Inquieto, Infiel, Impulsivo, Instável, Impetuoso e Ansioso Vícios.
Missão: Não Fazer uso inadequado de sua liberdade pessoal. Aceitar mudanças.

 

6: O que concilia
Palavras-chave: Harmonia, Equilíbrio, Verdade e Justiça.
Positivo: Espírito conciliador, generosidade, Estabilidade, Idealismo, Preocupação com o lar e a comunidade; Companheirismo e Emotividade.
Negativo: Acomodação, Espírito de Mártir, Ansiedade, Apego excessivo e Ciúmes.
Missão: Aprender a aceitar as coisas como é, Cuidar das relações sem ciúmes ou atenções excessivas, Buscar Equilíbrio antes da perfeição.

 

7: O que pensa
Palavras-chave: Análise, Investigação, Lógica, Misticismo e Reflexão.
Positivo: Sabedoria, Tranqüilidade, Introspecção, Intuição, Poder de análise, Meticulosidade, Perfeccionista e Intelectual.
Negativo: Desligamento, Melancolia, Apatia, Falta de objetivos, Exigente, Crítico em excesso, Auto destrutivo, e Racionalidade.
Missão: Reflexão, Busca do Saber interior e não exterior.

 

8: O que Tem poder
Palavras-chave: Poder, Responsabilidade, Riqueza Material e Reconhecimento.
Positivo: Poder, Eficiência, Prestígio, Riqueza, Sucesso, Perseverança, Disciplina, Perspicácia, Compreensão, Autoridade. Ambição e Administrador Nato.
Negativo: Ambição excessiva, Sede de Poder, Materialismo, Intolerância, Arrogância, Desonestidade, Injustiça, Autoritarismo e Teimosia.
Missão: Usar corretamente o dinheiro e o poder, pautado pelo senso de justiça, Não desprezar nem negligenciar o dinheiro e as coisas materiais.

 

9: O que compreende
Palavras-chave: Realização, Universalidade, Abnegação e Compaixão.
Positivo: Amor universal, Paciência, Tolerância, Fé, Generosidade, Solicito e Interesse pelo bem-estar geral.
Negativo: Sacrifício, Fracassos, Solidão, Fanatismo, Decepção, Conclusivo, Possessivo, Temperamental e Auto destrutivo.
Missão: Ter em mente que a finalidade única do ser humano é aprender sobre o amor universal, a compreensão e a compaixão.

 

11: Mestre, O Idealista
Palavras-chave: Idealismo, intuição, Perfeccionismo, Clarividência e Colaboração.
Positivo: Idealismo, Intuição, Poder extra sensorial, Simpatia, Paciência, Humanitarismo, Misticismo, Sensibilidade, Sabedoria e Inspiração.
Negativo: Fanatismo, Desorientação, Cinismo, Falsa Superioridade, Desonestidade, Mesquinhez, Negligente e Preguiça.

 

22: O Mestre Construtor do Mundo
Palavras-chave: Trabalho, Construção, Otimismo e Poder.
Positivo: Espírito empreendedor, Raciocínio lógico e apurado, Perspicácia, Otimismo, Genialidade, Generosidade, Espiritualidade e Magia.
Negativo: Cinismo, Ganância, Vaidade exagerada, Pessimismo, Destruição, Não conclui projetos e complexo de inferioridade.

 

33: O Idealismo Humanitário
Palavras-chave: Comando, Paz, Harmonia e Idealismo.
Positivo: Controle emocional, Capacidade de comando, Planejamento visando o futuro.
Negativo: Influências negativas no campo emocional, Violência, Excentricidade e Futilidade.
 
 

Cada letra correnponde a um número, segundo a tabela abaixo: Cada letra deve ser transformada em número e se por acaso o número for maior que 9 deve ser reduzir o número a um dígito. Por exemplo, se o número de uma pessoa for 14 soma-se 1 + 4 e o número será 5. Se houver acentos no nome da pessoa tais acentos não deverão ser considerados, nesse caso o ç irá equivaler a c e o é à e. Exemplo prático: "Uma pessoa cujo o nome é Maria Conceição das Dores"

tabela com números equivalentes a cada letra do alfabeto


M A R I A C O N C E I C A O D A S D O R E S

4 1 9 9 1 3 6 5 3 5 9 3 1 6 4 1 1 4 6 9 5 1

Somando todos os números teremos 96. É um número de dois dígitos, logo, teremos que reduzí-lo.

9 + 6 = 15

Outro número de dois dígitos. Reduziremos mais uma vez.

1 + 5 = 6

Logo, o número pessoal é 6.

Importante lembrar que algumas tabelas trabalham com o número 11, sendo assim (caso trabalhe com esse tipo de tabela) se o número for 11 não necessita ser reduzido, porém se for 10 o número será equivalente a 1.

A influência dos números

Cada número tem um significado que influí na vida de cada indivíduo. Cada nome carrega uma vibração numerológica, por isso é tão importante escolhermos bem o nome dos nossos filhos e por esse mesmo motivo muitas pessoas empregam nomes artistícos afim de que vibrações de números mais vantajosos influam positivamente na carreira.

O significado de cada número

Número 1 : Independente, pioneiro e criativo, as pessoas de personalidade 1 são líderes natos em tudo. Apesar de ter problemas com o peso pois têm tendência à obesidade, está sempre de bom humor e alto-astral. Muito autoconfiante, tem êxito em tudo que faz. No amor sempre toma a iniciativa e tem grande imaginação erótica.

* Positivo: Liderança, Pioneirismo, Iniciativa, Coragem, Independência

* Negativo: Agressividade, Egoísmo, Egocentrismo, Inflexibilidade, Individualismo.

Número 2 : Muito amorosa e compreensiva, a pessoa de personalidade 2 adora dar atenção aos outros, principalmente para a pessoa amada. O medo da doença faz com que busque sempre uma alimentação mais saudável. São muito atentas e compenetradas. Por ser muito diplomática e ter grande facilidade de adaptação, convive muito bem em todos os ambientes que frequenta. É muito recatada no amor e sempre o compara ao sexo.

* Positivo: Tato, Diplomacia, Paciência, Cooperação, Companheirismo

* Negativo: Dúvida, Dependência, Submissão, Passividade, Insegurança.

Número 3 : Muito romântica e sedutora, essa é a pessoa de personalidade 3. Alegres, extrovertidas e sociáveis as pessoas de personalidade 3 transmitem muita confiança no amor e na vida. Quando doentes, precisam de muita atenção. No trabalho, o sucesso virá através de oportunidades inesperadas que exigem pensamento rápido para achar soluções inéditas e criativas.

* Positivo: Criatividade, Comunicação, Expressão, Entusiasmo, Sociabilidade

* Negativo: Superficialidade, Ostentação,exagero, Dispersão, Imaturidade.

Número 4 : Honesta, leal e perseverante, a pessoa de personalidade 4 é altamente metódica e objetiva. Não gosta de rodeios preferindo ir direto ao assunto. Muito exigente com os colegas de trabalho e amigos, deseja deles a mesma perfeição que busca para sí. Perfeccionista ao extremo, inclusive no amor, não gosta muito de inovar e prefere as 'fórmulas' mais tradicionais.

* Positivo: Disciplina, Ordem, Estabilidade, Construção, Confiança, Honestidade

* Negativo: Rigidez, Crítica excessiva,inflexibilidade, Insegurança, metódico.

Número 5 : Um aventureiro nato, a pessoa de personalidade 5 adora liberdade e os espaços abertos, para que possa gastar toda a energia que tem. Muito agitado em todos os campos da vida, geralmente são irrequietos, super-ativos e curiosos. Também possui forte atração sexual o que condiz com sua sexualidade agressiva e cheia de energia.

* Positivo: Liberdade, Curiosidade, Flexibilidade, Versatilidade, Inteligência

* Negativo: Ansiedade, Indisciplina, Instabilidade, Impulsividade, Infidelidade.

Número 6 : Carinhosa, compreensiva, meiga, responsável. A pessoa de personalidade 6 é passional e humanista. Com uma grande necessidade de ajudar os outros, ela pode até se sacrificar pelos que ama. Sexualmente aparentemente é passiva mas procura agradar sempre o parceiro. Pode se tornar dominadora e possessiva se sentir-se insegura em relação aos seus sentimentos.

* Positivo:Amor, Beleza, Equilíbrio, Família, Saúde, Justiça

* Negativo: Utopia, Mártir, Ciúmes, Ressentimento, Dificuldade em aceitar a realidade.

Número 7 : Aparentemente fria e calculista a pessoa de personalidade 7 é na verdade super exigente com ela mesma e com o próximo. Procura sempre executar suas tarefas de forma impecável. Geralmente solitária, ela se isola e precisa de muito tempo para realmente se entregar a qualquer tipo de relacionamento pois prefere este isolamento.

* Positivo:Espiritualidade, Introspecção, Profundidade, Perfeccionismo, Controle da Mente

* Negativo: Solidão, Pobreza, Exigência excessiva, Auto-Crítica, Reclusão.

Número 8 : Com uma auto-confiança que beira a arrogância a pessoa de personalidade 8 não costuma decepcionar os amigos. Muito disciplinado, sua aparência transmite sucesso e prestígio, que vêm graças ao grande espírito de competição e capacidade de liderança. Adora desafios e por isso é fascinado por relações complicadas. No trabalho critica quando acha necessário e elogia na mesma moeda. É sexualmente agressiva e segura de si.

* Positivo:Liderança, Poder, Organização, Perseverança, Auto-confiança

* Negativo: Ganância, Autoritarismo, Teimosia, Impaciência, Intolerância.

Número 9 : Otimista, carismático e cheio de vitalidade, a pessoa de personalidade 9 aparenta ter gênio forte, mas na verdade é muito compreensiva, carismática e generosa. Elogia tudo que é bem feito, mas não esconde o que sente quanto à incompetência ou preguiça. Quando apaixonada se torna dócil e passa a ser uma grande amante.

* Positivo:Amor Universal, Solidariedade, Serenidade, Compaixão, Sabedoria

* Negativo: Amor Universal?, Solidariedade?, Serenidade?, Compaixão?, Sabedoria?(rever).


Numerologia: O significado de cada número essencial

 

O número 1, nas tradições dos mistérios maiores simboliza a unidade presente (inconsciente) em cada um de nós. Seu nome ou caminho de perfeição sempre foi apontado pelos antigos, como: Eu Sou, Alef, Vida, Energia, Consciência, Adão, Adi, Mago, Filho, Unidade, Rei, Altíssimo, Melki-Tsedek, Mundo das Causas, etc.

O número 1 também tem seu significado nos mistérios menores: Originalidade, Criatividade, Vontade, Atividade, Liderança, Ser Lógico, Independente, Objetivo, Prático, Pionerismo, Afirmativo, Iniciativa, Idealista, Enérgico, etc.

O número 2 representa a divisão dos sexos, queda, discernimento, polaridade, possuidor da luz, prometeu, portal, tempo-espaço, feminino, eva, passividade, Mundo das Leis, lunar, Joana D´Arc, papisa, delicadeza, diplomacia, inquieto, intuitivo, sentimental, misterioso, emotivo, duvidoso, artístico, temporal, mãe, filha, divina, etc.

O número 3 representa o princípio manifestado, Espírito, A Trindade de todas as tradições, o triângulo equilátero, o Verbo Solar, Mundo dos Efeitos, três mundos, Imperatriz, três esferas, o Sol do Pai-Mãe-Filho, equilíbrio universal, a palavra pensada, dita, Lei Maior, expressão, comunicação, escrever, falar, representar, harmonioso, simpático, alegre, pintura, teatro, sensibilidade, clareza, paz, entendimento, harmonioso, intelectual, tranquilidade, etc.

O número 4 é o nome de "Deus" em diversas tradições, entre os Assírio: Adad; Egípcio: Amun; Persa: Syre; Grego: Theo; Alemão: Gott; Francês: Dieu; Arabe; Alah, o quadrado, a matéria, a forma, o império, o Espírito entrando na matéria, simbolizando o trabalho, o sacrifício (3x4=12), caminho do homem, planeta terra, domínio, as 4 estações, as 4 faces da lua, os 4 elementos, os 4 pontos cardeais, a cruz do mundo, o animal, a esfinge, os 4 veículos que formam a personalidade humana, os quatro temperamentos, os 4 símbolos da matemática, os 4 reinos, atividade constante, persistência, os esforços contínuos, o método, a praticidade, o trabalho, a virtude, os quatro veículos inferiores que compõem a formação oculta do homem: Físico, Vital, Emocional, Mental, 4 planos, etc.

O número 5 representa o Androgenismo, Portal de Acesso, Cruzeiro do Sul, Vênus, Anjos, Espiritual, Mental Abstrato, Verdadeiro, Integração, Vitórioso, 5 Sistema Evolucional, o Polegar, Encontro com a Alma Gêmea, Cristus na Cruz, etc.

No Taro, Toráh, Thot, o Arcano 5 é o Papa. Diante do Sacerdote encontra-se dois seres ajuelhados, simbolizando o veículo mental e emocional da personalidade (alma) humana. Vendo-o assim, penso que a alma encontra-se em equilíbrio; pronta para entrar em contato com o seu Eu Superior, Seu Verdadeiro Sacerdote, tão procurado em todas às épocas. Representa o reencontro com a consciência Divina, a bem aventurança, a casa do Pai, a câmara secreta ou com aquilo que os profanos não podem ver, nem sentir, é a natureza original do homem: Ser Divino Novamente pela realização do número seguinte.

O número 6 representa a Integração dos quatro veículos inferiores (matéria) que formam a personalidade humana: Físico, Vital, Emocional, Mental (símbolo X): 3x4=12 (espírito X matéria). Seis é número do Iniciado nos Mistérios Maiores, é o número do Amor-Sabedoria, da Glória, etc. O candidato à iniciação maior pode realizar o número 6 aprimorando sua cultura e caráter. Assim, recebe as 12 chaves para trabalhar as 12 petálas do chakra cardíaco, a fim de vencer os doze caminhos e dar condições para o seu Sol Interior (Coração entre as 12 colunas dorsais) ser semelhante ao Sol exterior. Integração Sim !

No sentido "amplo" da palavra, o número 6 encerra o Mistério da Unidade, da consciência, do ligares na terra e o ligares no céu, da mão Solar, daquilo que está em cima com aquilo que está embaixo, não havendo mais separação entre terrestre-celeste no seu entendimento. Um caminho difícil de ser trilhado mas, que representa o padrão evolutivo do quarto sistema de evolução (reino hominal). Portanto, já existe latente em nós as virtudes do número seis, tais como: Sentimentos de Amor, Fraternidade, Pax, a Incansável busca de Deus, responsabilidade, teimosia, disposição, dar e ser conselheiro, ser sonhador, magnetismo, atração, simpatia, amizade, beleza, pureza, sensibilidade, companherismo, compaixão, acolhedor, Mãe, etc. Não devemos esquecer, é claro, muitos valores ainda precisam ser despertados, para participarmos mais consciente do novo ciclo, reino, etc.

O número 7 representa Atmãm, o dono da carruagem, o carro de Ezequiel, a Mercavah Celeste, o Ken dos Taoistas, a Montanha, o rosto humano feito a "imagem e semelhança de Deus". Sê o número 7 for representado por um X, temos então o nome cabalístico de Zain, que na realização deste número, representará o homem que uniu o Mundo Divino com o Mundo Humano. Daí a montanha ser o palco da realização espiritual de vários seres que vieram à terra cumprir esta missão, que como eremitas, Manus, Avataras, caminhantes, peregrinos, mostraram possuir a luz do conhecimento e da sabedoria das idades: "Senhores de si mesmo e de seu próprio destino".

Sete é o número perfeito, que na representação geométrica pode ser simbolizado por um triângulo sob o quadrado (espírito anima a matéria), pelas casinhas que as crianças fazem em seus primeiros desenhos, das construções de pirâmedes, etc. Platão dizia: No sétimo dia foi criada a "alma do mundo": (Adam Kadmon)

Talvez faria um grande livro falando apenas do número 7. Apresentar tal número sempre foi uma grande satisfação, pois sete é o número que inspira e eleva o ser na sua qualidade maior. Seus valores resumidos são: Perfeição, Concentração, Dharana, Integridade, Intuitivo, Individualista, Mental Superior, Ser, Especulativo, Meditativo, Inteligente, Científico, Espiritual, Superior, etc, etc, etc.

O número 8 representa o que permanece em equilíbrio: A Justiça ! Na mitologia egípcia, Anubis é a representação máxima do número 8. Anubis (saturno) faz o julgamento dos mortos através de uma enorme balança, onde, num dos pratos, é colocado o coração do iniciado, do outro, encontra-se uma pena. Este simbolismo, indica, para o bom iniciado, que o coração não pode pessar mais que uma pena, daí a importância da pureza em nossa evolução. Compreende-se que a evolução do homem (quadrado) se dá no momento em que ele completa 28 anos (4x7=28). Observamos então o mistério do número 28 (4x7) = 2 (polaridade-equilíbrio), 8 (justiça-julgamento) que, curiosamente, é o ciclo de saturno. No aspecto da evolução da alma, 2 representa a polaridade entre emoção e a mente (alma), 8, a consciência (espírito) que julga estes veículos, etc. Poderei salvar símbolos de "n" tradições que nos fala do número 8 (julgamento), bem como, espelhar a bem-aventurança que este número representa para nossa evolução (matéria-espírito), mas, me limito em recordar apenas alguns: a terceira visão (7+1=8), o chakra Vibhuti (8 pétalas-oitavo chakra) mencionado pelos hindus, o oitavo continente (Atlântida) mencionado pelos antigos, etc.

É válido salvar também o óctuplo (sânsc. ashtanga-marga) caminhos de Budha (correspondente ao chakra vishuddha), que é o conjunto de atitudes que levam à extinção completa do sofrimento, este são: Visão correta (samyak-drishti); Intenção correta (samyak-samkalpa); Fala correta (samyak-vach); Ação correta (samyak-karmata); Meio de vida correto (samyak-ajiva); Esforço correto (samyak-vyayama); Atenção correta (samyak-smiriti); Concentração correta (samyak-samadhi).

As habilidades "comuns" do número 8 são: Administração, Organização, Finanças e Justiça. Meios de realização: Associação do esforço, Cooperação da técnica e Repartição da Justiça. Para dispor desses meios, deve subordinar toda a sua vida à PRUDÊNCIA, saber aplicar a sua mente ao trabalho organizado, renovar e expandir, pela ciência, as facilidades materiais da vida, etc. Do profissional: Terá sucesso como juiz, advogado, banqueiro, assessor financeiro, engenheiro, corretor, seletor de pessoal, cirurgião, no atletismo, propriedades, publicações, altos cargos públicos, enfim, em negócios em geral.

O número 9 representa Sabedoria (Pai-Mãe-Filho x 3=9) é a sintese de todos os números. Seu prêmio pode representar algo elevado para o homem: A Coroa do Rei do Mundo ! As pessoas que têm este número em alguma parte do tratado, são pessoas ligadas a grandes movimentos importantes, bem como, Fraternidades Universais, G.O.M., certamente, com uma "Missão" elevada: a de cumprir o mistério do número 9.

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