Valéria D' Ogum Xoroquê 
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REI SALOMÃO
REI SALOMÃO

O TEMPLO DE SALOMÃO - 02/03 O TEMPLO DE SALOMÃO - 02/03

 

Minerva Maçônica – 

 

O templo de Salomão ocupa posição de destaque na simbólica maçônica (o conjunto de símbolos da Maçonaria ou a disciplina que estuda esses símbolos). Pois bem, uma das mais marcantes fontes de símbolos, alegorias, lendas, ensinamentos maçônicos, é, inequivocamente, a construção do Templo de Salomão. Inclui-se nas mais antigas tradições dos operários da Idade Média e, até com alguns excessos, ainda integra os mais poéticos temas dos maçons especulativos desde final de Século XX. Dela se extraem as mais diversas mensagens tanto na vertente anglo-saxônica (o mundo cultural britânico) como na vertente latina (o mundo cultural francês) em diversos ritos e graus.

 

Sim, a didática maçônica utiliza intensamente símbolos, alegorias, lendas e mitos. Um dos efeitos desse método é a confusão (muito comum, diga-se de passagem) que alguns fazemos entre história e lendas – um incrível emaranhado de idéias e opiniões conduzindo-nos, às vezes, a desvios indesejáveis. Na realidade deve-ser-ia distinguir o que se constitui em concreto elemento histórico do que é meramente lendário, havendo um segundo nível de distinções necessárias, separando lendas com algum fundamento histórico ou literário (a história bíblica, por exemplo) dos mitos totalmente imaginários, decorrentes de uma cadeia de invenções ditas esotéricas, sem fundamento algum. Isso não é bom. Em Maçonaria devemos estar providos do que os especialistas chamam de mitos etiológicos – isto é – não meramente uma invenção (desprovida de fundamentos), mas, sim, uma explicação (ou aprofundamento) da origem primitiva das coisas – as raízes míticas, em parte autênticas, em parte sonhos. Busquemos o ponto de equilíbrio. O uso de símbolos (já em si exigindo imaginação) não pode conduzir à superstição ou à idolatria, desvios que, de modo especial, nossa sublime ordem condena (como, enfim, condena, a todos os vícios). Para detalhar o conceito de mito etiológico, consultar o Dicionário Enciclopédico da Bíblia, redigido por A. Van Ben Born et al (trad. de Frederico Stein, em português coordenado pelo Frei Frederico Vier, O.F.M, Ed. Vozes, Petrópolis 1971), verbete etiologia.

 

 

A tradição maçônica

 

Quanto ao Templo de Salomão veja que o próprio James Anderson afirmaria no livro da Constituição (1723) que “os israelitas ao deixarem o Egito, formaram um Reino de Maçons”; que “sob a chefia de seu Grão-Mestre Moisés(...) reuniam-se freqüentemente em loja regular, enquanto estavam no deserto”, etc...

 

Vale a pena (e a curiosidade) ler essas páginas da história lendária de nossa sublime Ordem contada por Anderson que podem ser encontradas in Reprodução das Constituições dos Franco-Maçons ou Constituições de Anderson de 1723, em inglês e português (trad. e introd. De João Nery Guimarães, Ed. Fraternidade S. Paulo, 1982), fls.8/15.

 

De fato, realmente, Anderson apenas repetia velhas lições transmitidas por antigos documentos de maçons operários, reunidos para seu exame e síntese. Essas Obrigações eram lidas na cerimônia de ingresso de um aprendiz na loja medieval (algo análogo à iniciação de nossos dias), para que o novo membro aprendesse a história da arte de construir e da associação que o recebia. Inteirava-se das regras de bom comportamento e das exigências morais a que deveria se conformar. Outrossim, de alguma forma, esses antigos documentos serviam com finalidade análoga à das nossa s atuais cartas constitutivas, emprestando regularidade à loja. O leitor interessado encontrará detalhes e documentação in O tempo do Rei Salomão na Tradição Maçônica. Alex Horne (trad. Otávio M. Cajado, pref. De Harry Carr; Ed. Pensamento, S. Paulo, 9ª. Ed.,1997, cap. V., p. 59 e segs.).

 

Os antigos catecismos maçônicos (séries estereotipadas de perguntas e respostas) do Século XVIII também se refeririam com freqüência à construção do tempo de Salomão que, inequivocamente, integra tradições anteriores à Grande Loja de Londres (1717). Se os manuscritos, manuseados por Anderson e seu companheiros, para escrever o Livro da Constituição de 1723, não são exatamente conhecidos, centenas de velhos outros pergaminhos sobreviveram, foram encontrados, guardados e interpretados, servindo de fonte das mais autênticas para a história da sublime Ordem. E nesses antigos deveres (em muitos deles) já se falava na construção do Templo de Salomão pelos maçons. Convém contudo, no concernente à historiografia, tratar tais documentos com certa reserva. Em sua origem foram escritos por religiosos medievais, devotados a Deus sem dúvida nenhuma, mas despossuídos e crítica historiográfica. Presume-se que monges cristãos transmitiram essas lições a operários iletrados (nossos avós) e que tais documentos foram sendo copiados, recopilados, etc., mantendo a visão de uma época que muito desconhecia de História.

 

A tradição bíblica

 

O Templo de Salomão, outrossim, integra as narrativas do livro mais respeitável na sociedade ocidental – a Bíblia. Ao sair do Egito, conduzido por Moisés, o povo hebreu não possuía uma religião definida, muito menos um templo. Tão somente após o episódio no monte Sinai – quando Moisés recebe de Deus as normas fundamentais da Lei bem como as instruções exatas quanto à construção da Tenda Sagrada (o Tabernáculo) – é que os hebreus passam a ter um local específico de culto, nessa Tenda abrigando os objetos sagrados, a saber: a Arca da Aliança, a Mesa dos Pães ázimos (ou sem fermento), o Candelabro de sete braços (Minorá). Haveria também um altar para queimar as ofertas sacrificiais , outro para queimar incensos (perfumes) e uma pia de bronze (todos conhecem essa história). E enquanto o povo vagava pelo deserto, Deus orientava quando, onde e por quanto tempo estacionar. Os retirantes do Egito levantavam seu acampamento de um lugar ao outro somente quando a nuvem que cobria o Tabernáculo (indicando a presença do Eterno) se erguia e indicava o caminho a ser seguido. Durante o dia, a nuvem; a noite, uma coluna de fogo (veja em Êxodo, 40.34-38; ou em Números, 9.15.-23). E foram quarenta anos.

 

Antes de Jerusalém ser transformada por David na capital do reino, ainda no tempo de Samuel (um sacerdote, juiz, profeta, mediador, chefe de guerreiros – Deus, falando a Jeremias, equipararia Samuel a Moisés – Jer. 15.1) – a Arca ficou guardada em um templo, em Silo, sob os cuidados da família de Eli, também sacerdote. Em Silo, Josué (que sucedera a Moisés) acampara o povo pela última vez (Josué, 18.1 e sgs.). Esse pequeno templo de Silo foi, presumidamente, destruído pelos filisteus (Jer. 7.11-12 : “será que vocês pensam que o meu Templo é um esconderijo de ladrões? Vão a Silo, o primeiro lugar que escolhi para nele se adorado, e vejam o que fiz ali por causa da maldade de Israel.” Assim falou o Eterno.). Outrossim houve também o templo de Betel, às margens da estrada que ligava Siquém a Jerusalém – Betel, tão a gosto dos maçons, mas sede de um culto desviado, esse é o fato. Em Betel seria adorado um deus de mesmo nome, que causaria desilusões aos israelitas (Jeremias, 48.13). Esse templo, rejeitado pelos profetas (Amós, 10.13), ficou sendo o santuário do reino do norte, nele havendo a imagem idólatra de um touro (1 Reis, 12.29). Sim, Betel – embora suscite a lembrança do altar construído por Abraão (Gen.12.8), o sonho de Jacó com sua escada (tão ao gosto maçônico) e a pedra comemorativa que ali foi erguida (Gen 28.10-22) – tem essa parte negativa de idolatria também. Pois é.

 

David, já consagrado rei, levaria a Arca da Aliança para Jerusalém (1 Crônicas 15.25-28). Tão alegre e festivo esteve David nesse cortejo (cantando e dançando com o povo), que Mical, sua esposa, filha de Saul, sentiu desprezo por ele(1.Cron., 15.29). Contudo o tabernáculo e o altar dos sacrifícios continuariam em Gabaon, posto que David caira em desgraça aos olhos de Deus. Derramara sangue em abundância, fizera guerras em demasia e, por isso mesmo não poderia edificar em nome de Deus (ver I Cron. 22.6-19). Somente Salomão teria a glória de construir o Templo- o primeiro de Jerusalém, posto a ocorrência de mais dois templos: o construído por Zorobabel, após exílio na Babilônia, e o construído por Herodes (todos conhecem essa história).

 

Fontes extrabíblicas

 

Apesar das minuciosas descrições registradas na Bíblia, ainda não foi possível, contudo, ter certezas quanto a esse primeiro templo de Jerusalém. Não há registros extrabíblicos. As escavações arqueológicas ainda não apresentaram alguma comprovação válida da existência dessa obra. Explica-se tal ausência de restos arqueológicos à completa destruição que teria sido realizada por Nabucodonosor, ou ao fato de insuficiência de escavações no próprio sítio atribuído à localização do Templo. Esse lugar (santificado por diversas tradições religiosas) seria o hoje ocupado pela belíssima e muito sagrada Mesquita de Omar, ou o Domo da Rocha, onde Abraão, obediente a Deus, quase sacrifica seu próprio filho, Isaac (Gen 22.1-19) – onde, de modo significativo, a fé islâmica localiza Maomé subindo ao Céu (portanto mais do que justificado o impedimento maometano em permitir escavações naquele local). Contudo, causando decepção, não são encontrados registros arqueológicos (monumentos comemorativos) da vitória de nabucodonosor, como, por exemplo, podem ser encontrados registros do triunfo romano de Tito, seiscentos anos após, destruindo o templo construído por Herodes (a terceira construção na série histórica).

 

Fala-se no célebre “muro das lamentações” como tendo sido parte da grande alvenaria de arrimo na esplanada do Templo. Contudo as determinações científicas de datas ali procedidas dão ao muro idade próxima à década anterior ao nascimento de Cristo, tornando-a uma obra mais adequada de ser atribuída ao mencionado terceiro templo destruído pelos romanos.

 

Contudo Salomão foi efetivamente um grande construtor. Sua época – historicamente considerada, arqueologicamente comprovada – foi de grande prosperidade. Um dos registros arqueológicos mais significativos dessa época, é o da cidade de Megido , um complexo notável, cavalariças com seus pilares em série, talhados em pedra calcárea. Há, outrossim, ainda do tempo de Salomão, restos arqueológicos da fundição refinaria de cobre em Ezion-Geber, produtora da matéria-prima que serviria de ornamentos e utensílios de bronze (que as narrativas bíblicas apontam ao Templo). Outrossim (mesmo sem descobrimentos arqueológicos em Jerusalém) pelo resultado de outras escavações e estudo de documentos diversos (o leitor interessado encontrará detalhes e documentação em Alex Horne, op.cit., Cap. IV, p. 37 e sgs.) é possível estabelecer conclusões quanto à arquitetura atribuída ao Templo de Salomão, no que concerne à ornamentação, disposição das dependências, técnica construtiva, comparando a tradição bíblica com restos arqueológicos de outros templos do Oriente próximo. São lições preciosas.

 

 

Conclusão

 

Enfim, o maçom é mestre na arte de compor oposições e não desprezará o repositório inesgotável de ensinamentos velados por alegorias que nos proporciona a historia (ou a lenda) da construção do Templo do Rei Salomão. Não desprezará a tradição dos maçons operários, só porque a Arqueologia ainda não obteve provas insofismáveis. Ademais não negará a tradição bíblica tão apenas por insuficiência de escavações arqueológicas.

 

Contudo rejeitará o mito da existência da Maçonaria ao tempo de Salomão. É lição de Jules Boucher contido na célebre A Simbólica Maçônica – segunda as regras da simbólica esotérica e tradicional (trad. de Frederico O. Pessoa de Barros, Ed. Pensamento, S. Paulo, 9ª. Ed., 1993, p.152): os maçons não tentamos reconstruir materialmente o Templo de Salomão; é um símbolo, nada mais – é o ideal jamais terminado, onde cada maçom é uma pedra, preparada sem machado nem martelo nos silêncio da meditação. Para elevar-se, é necessário que o obreiro suba por uma escada em caracol, símbolo inequívoco da reflexão. Tem por materiais construtivos a pedra (estabilidade), a madeira do cedro (vitalidade) e o ouro (espiritualidade). Para o maçom, ensina Boucher, “o Templo de Salomão não é considerado nem em sua acepção religiosa judaica, mas apenas em sua significação esotérica, tão profunda e tão bela”.

 

O Templo de Salomão é o templo da paz. Que a Paz do Senhor permaneça em nossos corações!

 

 

 

REI SALOMÃO - IMPLORANDO POR SABEDORIA

 

LIVRO DA SABEDORIA - CAPITULO NOVE.

 

 

 

“1 Deus de nossos pais, e Senhor de misericórdia, que todas as coisas criastes pela vossa palavra,

 

2 e que, por vossa sabedoria, formastes o homem para ser o senhor de todas as vossas criaturas,

 

3 governar o mundo na santidade e na justiça, e proferir seu julgamento na retidão de sua alma,

4 dai-me a Sabedoria que partilha do vosso trono, e não me rejeiteis como indigno de ser um de vossos filhos.

5 Sou, com efeito, vosso servo e filho de vossa serva, um homem fraco, cuja existência é breve, incapaz de compreender vosso julgamento e vossas leis;

6 porque qualquer homem, mesmo perfeito, entre os homens, não será nada, se lhe falta a Sabedoria que vem de vós.

7 Ora, vós me escolhestes para ser rei de vosso povo e juiz de vossos filhos e vossas filhas.

8 Vós me ordenastes construir um templo na vossa montanha santa e um altar na cidade em que habitais: imagem da sagrada habitação que preparastes desde o princípio.

9 Mas, ao lado de vós está a SABEDORIA que conhece vossas obras; ela estava presente quando fizestes o mundo, ela sabe o que vos é agradável, e o que se conforma às vossas ordens.

10 Fazei-a, pois, descer de vosso santo céu, e enviai-a do trono de vossa glória, para que, junto de mim, tome parte em meus trabalhos, e para que eu saiba o que vos agrada.

11 Com efeito, ela sabe e conhece todas as coisas; prudentemente guiará meus passos, e me protegerá no brilho de sua glória.

12 Assim, minhas obras vos serão agradáveis; governarei vosso povo com justiça, e serei digno do trono de meu pai.

13 Que homem, pois, pode conhecer os desígnios de Deus, e penetrar nas determinações do Senhor?

14 Tímidos são os pensamentos dos mortais, e incertas as nossas concepções;

15 porque o corpo corruptível torna pesada a alma, e a morada terrestre oprime o espírito carregado de cuidados.

16 Mal podemos compreender o que está sobre a terra, dificilmente encontramos o que temos ao alcance da mão. Quem, portanto, pode descobrir o que se passa no céu?

17 E quem conhece vossas intenções, se vós não lhe dais a Sabedoria, e se do mais alto dos céus vós não lhe enviais vosso Espírito Santo?

18 Assim se tornaram direitas as veredas dos que estão na terra; os homens aprenderam as coisas que vos agradam e pela sabedoria foram salvos.”

O Rei Salomão era filho do Rei Davi, terceiro rei em Israel, foi quem organizou o império, desenvolveu o comércio e a cultura. Sendo sua gestão considerada como uma época de grande desenvolvimento para Israel. A sua grande obra foi a construção do Templo em Jerusalém , onde foi colocada a Arca da Aliança. A entrada da Arca no Templo significou a “entrada da glória do Senhor” no seu Santuário. , Sua oração e conhecida como uma das orações mais belas da Bíblia.

 

Oração do Rei Salomão para se atrair riquezas

 

 

Sou um imã para o dinheiro.

 

Tudo que toco se transforma em ouro.

Tenho mais riquezas que as minas do rei Salomão.

O dinheiro cai como uma avalanche sobre mim.

Há muito dinheiro sendo fabricado para mim exatamente agora.

Estou recebendo o dinheiro criado pelo meu pensamento a cada dia.

Recebo cheques inesperados pelo correio.

Recebo UMA GRANDE FORTUNA  

agora em ordem divina.

OBRIGADA PAI !!!

 

O Rei Salomão e as duas mulheres 

  1. Um dia, o Rei Salomão pediu a Deus em oração que lhe desse humildade e sabedoria para poder discernir o bem do mal. Em sonho, o Senhor lhe disse que atenderia ao seu pedido.
  2. Logo ao acordar, vieram a ele duas mulheres e se puseram a discutir. Disse-lhe uma delas: -Ah! Senhor meu, eu e esta mulher moramos na mesma casa. Eu tive um filho, estando com ela naquela casa.
  3. Mas no terceiro dia após o meu parto, ela também teve um filho. Estávamos juntas, somente nós duas naquela casa. Assim, ninguém ficou sabendo o que aconteceu.
  4. Só que de noite o filho dela morreu, porque ela se deitou sobre ele. Daí ela se levantou no meio da noite e, enquanto eu dormia, tirou do meu lado o meu filho, deitou-o no seu seio, e a seu filho morto deitou no meu seio.
  5. Levantando-me pela manhã, para dar de mamar a meu filho, vi que ele estava morto. Mas atentando eu para a luz do dia, percebi que não era o filho que eu dera à luz.
  6. Então disse a outra mulher: - Não, mas o vivo é meu filho. O teu é o morto. Porém, esta disse: - Não, o morto é teu filho. O vivo é o meu. Assim, falaram perante o rei.
  7. Disse o rei: Esta diz: “Este que vive é meu filho, e teu filho é o morto”. A outra diz: “Não, o morto é teu filho, o vivo é meu”.
  8. Então disse o rei aos guardas: Tragam-me uma espada. Trouxeram-lhe uma espada. Ordenou o rei: - Dividam o menino vivo em duas partes, e dêem metade a uma, e metade a outra.
  9. Só que a mulher, cujo filho era o vivo, disse ao rei: - Ah, senhor meu! Dai-lhe o menino vivo, e de modo nenhum o mateis. A outra, porém, dizia: - Nem meu, nem teu. Seja dividido.
  10. Então respondeu o rei: - Daí à primeira o menino vivo. De modo nenhum o mateis; esta é sua mãe.
  11. Quando todo o Israel ouviu a sentença que o rei proferira, temeu ao rei, porque viu que havia nele a sabedoria de Deus para fazer justiça. 1 Reis, 15-28

 

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